Um novo Paraty em Foco

Por André Teixeira

Exposições “Guimarães Rosa: Grande Sertão Veredas”, de Maureen Bisiliat, homenageada do Paraty
em Foco 2018, e finalistas da Convocatória, na Praça da Matriz. Foto de Tiago Ferraz/No olhar TV.

O lançamento das novas versões do nosso site e deste blog dão a largada oficial na 16a. edição do Paraty em Foco, realizado desde 2005 na charmosa cidade histórica do litoral sul fluminense, mas o trabalho de produção do evento começou ainda em setembro do ano passado, assim que a última palestra do PEF 2019 foi encerrada. Assuntos como definição do tema, convidados, equipe, parcerias, estrutura, enfim, tudo que envolve um evento desse porte, vêm sendo discutidos em reuniões de trabalho e conversas entre os organizadores. O objetivo, como sempre, é avaliar edições anteriores e trazer novas ideias, reforçando o conceito de fazer “um festival para todos os olhares” e a proposta de integrá-lo ainda mais à comunidade paratiense.

Mais do que um meio de expressão artística — o que não é pouco — , vemos a fotografia como uma ferramenta de inclusão social, de preservação da memória e, especialmente, um instrumento de alerta para as questões que nos cercam. Esta consciência vem ficando mais clara a cada ano, a começar pela escolha dos temas que norteiam cada edição, como em 2019, “Migrações”. O de 2020, “Emergência/Permanência”, que tratará da questão ambiental, corre nessa linha.

“Yanomami: Marcados para morrer?”, de Claudia Andujar, homenageada em 2019: questões sociais em debate. Foto de Nereu Jr.

O Paraty em Foco sempre foi marcado pela presença de nomes de peso da fotografia brasileira e internacional, em exposições, palestras, leituras de portfólios e workshops, em eventos que promovem a integração entre público e convidados. Esta participação só é possível pelas parcerias com empresas, Prefeitura, órgãos governamentais e consulados estrangeiros, que, apoiando a vinda de profissionais de seus respectivos países, estimulam a troca de informações e o intercâmbio de cultura, fundamentais num mundo ada vez mais interconectado.

As presenças ilustres atraem público e dão prestígio ao festival, mas temos outro eixo fundamental em nossa proposta: abrir espaços para novos olhares, criar oportunidades para a divulgação de trabalhos inéditos. A Convocatória é nosso canal para isso, e vem sendo um sucesso crescente: em 2019, foram mais de mil inscrições, entre fotos únicas e ensaios, avaliadas por nomes de diversas áreas da fotografia. As vencedoras são expostas na quadra da Praça da Matriz, um dos espaços nobres da festa, numa oportunidade às vezes única para jovens talentos mostrarem a cara. As inscrições já estão abertas, em https://www.pefparatyemfoco.com.br/convocatoria-2020.

Este blog será um dos canais de informação e divulgação do festival, trazendo entrevistas com convidados, participantes da Convocatória e do júri. Nossas redes sociais no Instagram e no Facebook também cumprirão esse papel. Siga-nos e compartilhe nossas publicações para ajudar na viabilização do mais charmoso festival de fotografia do país.

Publicado por paratyemfoco2020

Blog do Paraty em Foco, festival de fotografia realizado em Paraty, cidade histórica do sul fluminense.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: